quarta-feira, 27 de março de 2013

Mundo Nerd - Apple cria mecanismo que muda posição do iPhone durante a queda para proteger tela e chip



Parece que não é só você que lamenta quando seu iPhone cai no chão. A Apple desenvolveu uma tecnologia que entende quando o aparelho está caindo e muda sua posição ainda no ar, evitando que a queda danifique componentes sensíveis como a tela e o processador.

O mecanismo está descrito em patente submetida pela Apple nos Estados Unidos e foi revelada pelo site especializado “Apple Insider”. O texto afirma que a tecnologia pode ser usada em qualquer eletrônico com processador, como tablet e laptop, mas observa que ela é mais útil em aparelhos bastante portáteis e chega a citar especificamente o iPhone.

Para detectar quedas, o mecanismo pode usar sensores que o iPhone já possui, como giroscópio e acelerômetro, mas sua sensibilidade pode ser incrementada, informou a patente, por meio de sensores de imagem e até de GPS. A partir dos dados obtidos, o processador do telefone colabora calculando fatores como a velocidade da queda, a distância até chão e quanto tempo resta até que o impacto aconteça. O celular também pode armazenar esses dados para tornar o processo mais ágil e sofisticado.

Cabe também ao processador decidir qual alteração na posição do aparelho tornaria a queda inócua. Dá para imaginar que reorientar a posição do iPhone ainda no ar é o mais desafiador do ponto de vista tecnológico. Tanto que a patente oferece algumas opções que, teoricamente, seriam capazes de realizar a façanha. Uma das possibilidades seria ter um peso móvel dentro do aparelho, que exerceria pressão durante a queda para que a parte que sofresse impacto fosse a menos frágil; outra seria embutir na superfície do iPhone algo semelhante a aerofólios; a patente também fala em um mini propulsor a gás.

Não há dúvida de que tem muito dono de iPhone implorando por um tecnologia dessas (basta pesquisar no YouTube por “tela quebrada + iPhone”). Mas não se sabe se a Apple planeja de fato embuti-la em seus aparelhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário