quinta-feira, 17 de abril de 2014

Na Lata - Será que não vai ter Copa?



Amiguinho, vamos falar como pessoas crescidas agora. Uma das coisas que mais me incomoda em qualquer tipo de pessoa é a necessidade que elas tem em buscar um culpado. Por exemplo, em 1950 culparam o Barbosa. Em 2010 culparam o Felipe Melo. Na Vila, foi o Chaves que roubou o ferro da Bruxa do 71... Vou para por aqui pois, se continuar, vou ficar dando exemplos até amanhã.

Um dos grandes culpados por tudo de ruim é o Carnaval, que tem por responsabilidade social alienar as pessoas, segundo os críticos. O último acontecimento do qual o Carnaval levou a culpa foi a crise Ucrânia/Rússia. Vou explicar.

Durante o Carnaval desse ano um amigo postou incrédulo no Facebook que o brasileiro só se preocupava com a festa, que não cobrava do Governo um posição e não estava nem ai para uma eventual 3ª Guerra Mundial. Eu, projeto de jornalista que sou indaguei: "O que uma coisa tem a ver com outra?" Absolutamente nada! Primeiro, ao meu ver não cabe a população brasileira falar "Ô Dilma, vâmo apoiá a Ucrânia (com erro de grafia e tudo)", afinal de contas, temos um Ministério das Relações Exteriores que cuida disso. Segundo, não é tão fácil assim apoiar "A" ou "B" tendo em vista a quantidade gigantes de sanções e restrições que os países sofreriam. Terceiro, é lógico que o Brasil se posicionaria só após os Estados Unidos se posicionarem. E de que lado você acha que nós ficamos. Enfim...

Mas o grande centro dessa discussão é a Copa do Mundo 2014. Absolutamente TODOS os problemas atuais do Brasil são culpa da Copa. "Não tem médico no hospital!", culpa da Copa. "Tem buraco na minha rua!", culpa da Copa. "Meu cabelo amanheceu armado!", culpa de quem?

Isso me irrita não só por ser um grande fã de Copas do Mundo, mas pelo fato de sempre precisarem de alguém ou algo para ser pega para Cristo. Vamos fazer uma conta rapidinha aqui. A primeira Copa que o Brasil recebeu foi em 1950 e fomos novamente escolhidos em 2007, mas só fomos começar e realmente por as coisas para "funcionarem" em 2010, ou seja, 60 anos se passaram sem que tivéssemos um evento dessa magnitude. São 60 anos de negligência governamental de 22 presidentes, sejam eleitos, interinos, mortos ou a junta militar. Foram 60 anos de investimento no estrangeiro e em coisas muito erradas no Brasil. Lembra o quando o JK gastou para fazer Brasília? Lembra da Transamazônica? E o porto em Cuba, han? Han? Tudo de errado que aconteceu em 6 décadas nas áreas de saúde, educação, mobilidade urbana e o caramba a quatro é de culpa única e exclusivamente da Copa? Sério?

Eu sou o primeiro a concordar que essa Copa do Mundo tem sim MUITA coisa errada. Gastar milhares de milhões em verbas para se fazer gigantescos elefantes brancos em Manaus, Cuiabá, Brasília, Recife e Natal (fora as isenções fiscais do estádio em São Paulo e Curitiba [que ficou pronto do dia para noite através da mágica da verba pública]) é algo completamente fora do cabo. Entendo que em uma Copa do Mundo tem que ter essa integração nacional mas, conta pro tio aqui, quem vai usar a Arena da Amazônia (que ficou linda, por sinal) depois da Copa? Já tem até notícia que isso vai virar uma penitenciária depois que isso acabar. Uai, não era mais fácil ter feito uma penitenciária e ter arrumado outro estádio no eixo Centro-Sul para a Copa. Se quisessem ter feito um estádio no Norte do país, que tivessem escolhido Belém, no Pará, que pelo menos tem dois times. Seria muito mais vantagem ter 2 estádios por estado do sul/sudeste (bairrismos à parte) do que jogar essa grana fora em estados que nem média de público tem.

Outra coisa que me intriga: teve manifestação contra a Copa. Beleza, até ai tudo "ok", mas eu não vi em nenhum lugar marchas com milhares de pessoas enquanto os mensaleiros agiam, eu não vi nenhuma passeata contra  o Lewandovski que ajudou a livrar a cara dos mesmos mensaleiros citados na linha de cima, eu não vi nenhuma manifestação do nosso governo construindo portos em Cuba sendo que, ao meu ver, isso lesou a população muito mais que a Copa. A dengue tá comendo solta por ai e ninguém levanta uma bandeira.


Comece a pensar pelo outro lado e reflita mais uma vez, será que a culpa de tudo isso é realmente da Copa? Acho que não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário