segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Mundo Nerd - Entendeu ou quer que desenhe?



Bastante curioso o trabalho desenvolvido pelo fotógrafo Volker Steger. Escalado para uma pauta em uma revista italiana em que deveria tirar fotos de vencedores do Nobel da ciência, o alemão decidiu fazer das fotografias um experimento artístico. Deu a cada um uma grande folha de papel em branco e lápis de cor e pediu aos cientistas que desenhassem suas descobertas. Depois, os fotografou em poses escolhidas por eles.

O resultado deu tão certo que Volker decidiu seguir com o projeto e, desde 2006, vai a um encontro realizado pelo Instituto Nobel onde já fotografou 50 premiados nas áreas de química, medicina, física e psicologia. O resultado da experiência virou um livro, Sketches of Science, e também uma exposição itinerante organizada pelo Museu Nobel que se encontra, no momento, na Alemanha e vai para Singapura no próximo mês.


Volker, um fotógrafo freelancer de ciência com mais de 20 anos de experiência, conta que a ideia era, basicamente, retratá-los de forma divertida, pessoal e criativa. O essencial, porém, era não avisá-los previamente do projeto: “Eu não queria uma apresentação de Power Point. Então, eu simplesmente pedia a eles ‘faça um desenho do que te deu o prêmio Nobel.’”

Ainda segundo o fotógrafo, apenas três pessoas recusaram o pedido, alegando estarem muito velhos para desenhar. O que Volker descobriu nesse projeto é que a maioria desses cientistas não gostam de ser fotografados como grandes pensadores meditando em poltronas antigas. Timothy Hunt, vencedor do prêmio de 2001 na categoria psicologia/medicina escreve na introdução do livro: “Há uma brincadeira nestes retratos que é bastante sedutora e, ao contrário da maioria dos retratos oficiais destas pessoas ilustres, há indícios de que nem todos se levam tão a sério e sabem muito bem que as grandes descobertas resultam de um grau considerável de sorte, assim como de mentes preparadas.” Veja outros retratos “alternativos” abaixo:







Nenhum comentário:

Postar um comentário