quarta-feira, 23 de julho de 2014

Entrevista - Dani Noce do Cozinha Bossa e Malagueta


Qual o diferencial do Cozinha Bossa e Malagueta em relação aos outros canais de culinária do Youtube?

O diferencial é que temos no canal vários formatos diferentes de programas. Hoje temos no canal a série antiga do “I coud Kill For Dessert”, que é um programa de confeitaria onde não tiramos os erros que acontecem no processo da receita....é feito de uma maneira bem natural, como se estivesse sendo feito na cozinha de qualquer pessoa, imitando o funcionamento de uma cozinha “de casa”. Além do ICKFD,  temos “A Mais Pedida”, onde o expectador escolhe qual será a receita do próximo programa; temos o “Ginger Mango”, onde o apresentador Thomaz Sacchi apresenta drinks em um programa em formato de clipe. Temos também  “ O Bigode na Cozinha”, programa onde eu ensino ao Paulo, meu marido, técnicas de confeitaria; temos todos estes, entre outros programas. Basicamente este canal é um lugar onde colocamos o que achamos significativo do nosso trabalho, não colocamos simplesmente pela obrigação de ter uma postagem semanal.

Como surgiu o seu canal no Youtube?

Eu fazia muitas receitas em casa e meu marido, que é cineasta, e seus amigos resolveram me filmar um dia, porque me achavam muito engraçada e desastrada na cozinha. Os outros programas vieram pela necessidade de a gente fazer mais coisas diferentes e mostrar nosso trabalho como produtor.

Pelo menos desde quando eu acompanho, o canal já foi o ICKFD, depois passou para O Bigode na Cozinha e agora você está com o Cozinha Bossa e Malagueta. Por que aconteceram tanto essas mudanças no canal?

O canal que inicialmente se chamava “ICKFD” mudou para “Cozinha Bossa e Malagueta”, que é o nome do braço culinário da produtora Enfim Filmes. Quisemos deixar o canal com esse mesmo nome, “Cozinha Bossa e Malagueta”, para termos uma unidade visual e de marca. O “Bigode na Cozinha” é somente um dentre os vários programas que temos e nunca foi o nome do canal.

O que a temporada que você passou na França acrescentou para você e para o canal?

Foi lá que eu realmente aprendi técnicas de confeitaria e onde aprendi a não somente copiar receitas, mas passei a entendê-las e fazer as minhas próprias

A culinária europeia é muito diferente da brasileira? Em quais aspectos?

Em termos de confeitaria, os doces franceses são muito mais cheio de etapas que os nosso, no sentido que em uma única receita você tem diversos tipos de processos diferentes e muitas receitas dentro de uma mesma receita. Por exemplo, posso fazer uma entremet que consiste em  três tipos de mousses diferentes, uma base de biscuit, uma calda base com algum tipo de destilado e ainda uma glaçagem por cima. Enquanto que os doces brasileiros são mais simples em termos de etapas, mas nem por isto menos complicados.  Por exemplo, a minha mãe faz um doce de leite que ela passa 3 dias mexendo. O que percebo também é que aqui no Brasil fazemos os doces de uma maneira bem pessoal, não havendo aquela “bitolação” técnica. Já na confeitaria francesa, eles tentam ser mais preciso e técnico possivel; todos os professores de uma mesma escola mantém o mesmo “modus operandi”.

De onde veio essa sua preferência pelos doces?

Minha mãe é mineira e cozinha muito bem. Então, ela sempre fez as comidas salgadas de casa e eu acabava ficando encarregada dos doces. Então foi praticamente algo que me foi imposto rs

Dentre todas as receitas já feitas no canal, qual e por que você considera "A" receita?

A receita que mais fez sucesso no site/canal foi o Naked Cake. Foi uma feliz coincidência a gente ter colocado uma receita que estava começando a fazer sucesso e que ninguém ainda tinha ensinado a fazer direito.

Quais as facilidades que o Youtube proporciona para os canais de culinária?

Não apenas para os canais de culinária, mas o interessante é que o Youtube proporciona uma distribuição gratuita de conteúdo de uma maneira geral. O que é bom tanto para os produtores, que conseguem fazer o conteúdo que desejam e facilmente conseguem distribuí-lo, quanto para os usuários, que tem livre acesso aos mais diversos tipos de conteúdos de seu interesse sem ter de pagar por isto.

Um canal de culinária do Youtube pode ser um bom "professor" para novos cozinheiros?

Dependendo do canal, pode sim. Há canais que ensinam receitas de uma maneira bem concreta, com o qual é possível aprender, mas há também outros tipos de programas culinários, que as pessoas assistem mais como uma forma de diversão.

Qual o diferencial que faz com que os mais jovens resolvam aprender com os canais do Youtube e não com os tradicionais programas de culinária?

Sempre é mais divertido quando se trata de jovem falando pra jovem; eles falam a mesma língua. Outro ponto a ser levado em conta é que um apresentador de um canal do youtube está conectado diretamente com o seu público, podendo atender as suas necessidades, há uma maior proximidade e isto agrada o público jovem, o que na tv é mais difícil de acontecer.

O canal teve a repercussão que você esperava?

Não foi da maneira que eu esperava, mas mesmo assim foi positivo de uma outra forma. A expectativa que tínhamos era que o canal “bombaria” por ele mesmo, com muitos inscritos e visualizações. O que aconteceu é que, apesar de as visualizações por vídeo e inscritos não terem chegado a “casa do milhão”, o canal acabou abrindo portas que a gente não imaginava, como o convite para ir para a tv, para fazer o livro... Também não imaginávamos que o site se tornaria o maior site de confeitaria do Brasil. Tudo isto devemos ao canal do Youtube.

Você poderia me passar alguns números do canal, como quantidade de views, inscritos e vídeos?

Temos hoje por volta de 61.000 inscritos e mais de 2.000.000 de visualizações. Eu acredito que já tenhamos postado mais de 80 vídeos.

Você se inspira em algum outro canal para realizar as receitas? Quais?

Não, a minha inspiração vem mais de blogs e livros.














Nenhum comentário:

Postar um comentário