quinta-feira, 24 de julho de 2014

Entrevista - Otávio Albuquerque, do Rolê Gourmet


Qual o diferencial do Rolê Gourmet em relação aos outros canais de culinária do Youtube?
Acho que o mais legal do Rolê é que, apesar de eu me esforçar bastante para que os drinks e os pratos sempre sejam os mais legais possíveis, o foco mesmo está no processo e não no resultado. Existem muitos outros canais de culinária infinitamente mais competentes do que o Rolê, mas no nosso programa, eu tento mostrar que há vários caminhos de se chegar ao mesmo destino. Ou até a outros destinos. O que importa é se divertir chegando lá.

Como surgiu o Rolê Gourmet?

Foi uma ideia do PC, que só sugeriu começar a gravar uma coisa que já fazíamos sempre: nos reunir na casa dele para beber enquanto eu cozinhava. E acabou dando bastante certo.

A ideia de fazer as receitas bêbados (como vocês mesmos dizem), foi algo premeditado ou surgiu ao acaso?

Totalmente premeditado. A ideia era fazer como já fazíamos só por diversão mesmo. E acho que a mensagem que fica é interessante: se eu consigo fazer isto aqui bêbado, você com certeza consegue também!

Pelo fato de já estarem beberem durante as receitas, isso já acarretou em alguma, com o perdão da palavra, cagada. Tipo, queimar algumas coisa, alguém se machucar...

Nunca ninguém se machucou. Eu às vezes corto os dedos. Mas faço isso mais em casa, sóbrio fazendo o almoço... às vezes não é que as coisas dão errado, só não acontecem como eu esperava. E o legal é isso, é a gente mostrar que não tem erro e a gente pode só seguir em frente e lidar com esses solavancos que vai acabar rendendo algo gostoso do mesmo jeito.

Pelos números, a galera prefere o Rolê Gourmet ou o Rolê Drinks?

É difícil dizer. Por um bom tempo, os rangos deram bem mais audiência do que os drinks, depois essa tendência se inverteu, e agora inverteu de novo... as pessoas fazem mais os pratos levando em conta as fotos no Instagram, mas também gostam bastante dos drinks porque há mais espaço pra conversas.

Dentre todas as receitas já feitas no canal, qual e por que você considera "A" receita?

Não tenho uma preferida em específico, mas tem algumas que lembro que comi desenfreadamente depois de pronto: Emulador de Outback, Baião de Dois Toco y me Voy e Feijão Tropeiro feat. Louco do Saco!

Quais as facilidades que o Youtube proporciona para os canais de culinária?

Bom, o principal é uma plataforma e uma comunidade fantásticas para expor seu conteúdo. Mais do que tudo, o YouTube acabou mostrando o triunfo das pessoas normais na cozinha. É onde você pode ver pessoas como você mesmo cozinhando, em vez de chefs profissionais ou gente que já está há décadas na TV. E a liberdade é imensa. O Rolê Gourmet, por exemplo, nunca teria espaço em nenhum outro lugar que não o YouTube.

Um canal de culinária do Youtube pode ser um bom "professor" para novos cozinheiros?

Claro! Eu mesmo aprendi praticamente tudo o que sei no YouTube. E continuo aprendendo.

Qual o diferencial que faz com que os mais jovens resolvam aprender com os canais do Youtube e não com os tradicionais programas de culinária?
O canal teve a repercussão que você esperava?

Na verdade, eu não sabia muito bem o que esperar. Claro, esperava alguma coisa, já que estava montando um projeto com um dos maiores nomes da internet no Brasil. Mas os caminhos que o canal e a minha vida tomaram ao longo desses últimos meses foram totalmente diferentes de qualquer coisa que eu poderia ter imaginado. E foi muito bom.

Você poderia me passar alguns números do canal, como quantidade de views, inscritos e vídeos?

Hoje temos mais de meio milhão de inscritos, com pouco mais de três milhões de visualizações por mês. A ideia é ampliar isso, agora com dois quadros novos. Um deles é o UM BRINDE, vídeo semanal onde mostramos os bastidores do programa e todas as conversas que eram muito bacanas, mas acabavam sendo cortadas dos vídeos de receita por falta de tempo. E temos também o VAMOS TOMAR UMA? que é um quadro de degustação de cerveja, mas focado no público leigo, e não em quem já entende do assunto.

Você se inspira em algum outro canal para realizar as receitas? Quais?

Minha maior inspiração no começo foi o Larica Total. Tanto que até parei de ver, que era pra não me inspirar demais. De resto, acho que temos uma pegada bem original. Acho que o que nós fazemos, pro bem e pro mal, é bastante único.

Vira e mexe vocês trazem convidados. Pretendem continuar com essa linha?

É sempre bom para dar um temperinho a mais aos vídeos. E cada vez mais, mais pessoas se interessam em participar. Acho que este ano teremos ótimos convidados.

O que cozinhar representa para você?
Pra mim, é meio que uma forma de arte. Ou, por mais bobo que seja, quase que uma magia. Realmente acho mágico quando faço alguma coisa e penso, pô, que gostoso isso aqui. Ainda me deixa surpreso e encantado todas as vezes em que um prato realmente dá certo.

Pergunta clichê - se você tivesse que resumir seu amor pela culinária, qual seria?
FOME!












Nenhum comentário:

Postar um comentário