terça-feira, 22 de julho de 2014

Entrevista - Gi Souza, do Receitas de Minuto


Qual o diferencial do Receita de Minuto em relação aos outros canais de culinária do Youtube?
No Receitas de Minuto o foco é a comida e o passo a passo, e de forma objetiva, sem ficar enrolando o espectador e mostrando de forma clara como tudo foi feito.

Como surgiu o seu canal no Youtube?
O Receitas surgiu de uma paixão recém descoberta pela culinária, mas o ponta pé inicial foi quando meu irmão veio morar em São Paulo sozinho sem saber fritar um ovo sequer e ai percebi que muitas pessoas poderiam estar na mesma situação, então como eu estava aprendendo também, queria dividir esse aprendizado com alguém.

A premissa do seu canal é de fazer receitas que até mesmo quem não manja nada de cozinha (tipo eu) consiga realizá-las. Por que você foi por esse caminho?
O objetivo era ajudar pessoas que assim como meu irmão estava saindo de casa pela primeira vez e entrando em um mundo onde ele iria precisar se virar sozinho, e como eu também passei por essa situação quando vim para São Paulo, percebi a dificuldade de encontrar receitas em pequenas porções e de fácil preparo.

Dentre todas as receitas já feitas no canal, qual e por que você considera "A" receita?
Olha tenho um carinho muito especial por todas as receitas, mas a que “A” receita sem duvida é o Bolo de Chocolate, por ele ser o primeiro bolo que fiz sem erro e ficar sempre perfeito e fofinho, essa é aquele tipo de receita que sei que meus filhos e netos vão ter sempre no caderninho de receitas.


Quais as facilidades que o Youtube proporciona para os canais de culinária?
Sem duvida é a liberdade de fazer algo sem roteiro, fazer vídeo para a internet é interessante exatamente por você poder fazer o formato que mais lhe agrada e claro  receber o feedback do publico “ao vivo”, as pessoas que estão ali são sinceras e vão te falar o que realmente acharam do seu conteúdo, assim você pode melhorar sempre o que produz sem ficar um formato engessado como na TV.


Um canal de culinária do Youtube pode ser um bom "professor" para novos cozinheiros?
Eu acho que só assistir aos vídeos é um pouco complicado, por isso que o Receitas de Minuto além de ter o canal também tem o blog, pois como o tempo de vídeo não pode ser muito longo acaba faltando espaço para explicações de técnicas, dicas e etc, por isso acho que é sempre bom pesquisar muito antes de se jogar em qualquer coisa, o vídeo vai te ajudar a saber a textura correta, o momento certo de adicionar isso ou aquilo, mas o resto é preciso correr atrás e pesquisar bastante.

Qual o diferencial que faz com que os mais jovens resolvam aprender com os canais do Youtube e não com os tradicionais programas de culinária?
Ter a liberdade de sentar e ver a qualquer hora do dia, sem se prender aos horários estipulados pelos canais de TV, e claro ter a liberdade de ver apenas a receita que realmente te interessa. Mas o que vejo é que hoje em dia os jovens estão precisando se virar sozinhos, pois muitos vão morar em outras cidades e isso acaba gerando a necessidade de aprender a fazer a própria comida.

O canal teve a repercussão que você esperava?
O que posso dizer é que hoje depois desses 3 anos ele superou tudo que eu imaginava, temos quase 100 mil inscritos no youtube, e em um canal tão de nicho como esse é algo surpreendente.

Você poderia me passar alguns números do canal, como quantidade de views, inscritos e vídeos?
Nosso canal já possui 96.716 inscritos e já assistiram nossos vídeos 6.286.299 vezes

Você se inspira em algum outro canal para realizar as receitas? Quais?
Não costumo me inspirar em canais de culinária, mas sim em receitas que encontro pela internet, ou uma foto de uma receita que acabo tentando descobrir como é feita. O legal é que sempre tento fazer as receitas de forma que a pessoa não precise ficar correndo de mercado em mercado para tentar executar.

O que cozinhar representa para você?

Além de ser uma terapia, também é onde acabo brincando um pouco de cientista maluca para criar algo delicio com o que tenho em casa, não sou daquelas que costuma pensar no cardápio antes de uma refeição então cozinhar acaba sendo sempre uma nova experiência. 









Nenhum comentário:

Postar um comentário