terça-feira, 12 de agosto de 2014

Como nasce um Fatality de "Mortal Kombat"?


Violência é marca registrada da série "Mortal Kombat" desde o primeiro episódio, de 1992, é a prova maior disso é o Fatality, movimento de finalização no qual o vencedor da luta executa o adversário de forma bem escabrosa.
Porém, como nascem os Fatalities? Como é a jornada destes sinistros golpes desde a mente dos produtores até o game em si?
A resposta mais completa veio por meio de Steve Beran, em texto publicado às vésperas do último "Mortal Kombat", de 2011 - o reboot da série.
De maneira geral, os conceitos iniciais dos Fatalities, ou ao menos as primeiras ideias para os principais personagens do game, nascem com Ed Boon, um dos criadores da franquia.


Em reuniões com os principais membros da equipe de desenvolvimento, Ed conta o que pensou e todos comentam o que acharam, dando outras sugestões.
Após algumas reuniões, as melhores ideias são selecionadas para virar storyboard, tal qual em filmes e desenhos animados: uma espécie de história em quadrinhos bem simples que mostra os principais momentos da cena, no caso, o Fatality.
Não é nada muito rebuscado, os storyboards mostram mesmo 'bonequinhos palito' brigando, com descrições detalhadas nas legendas sobre movimentos e mudanças de câmera - como você pode ver abaixo.


Após uma nova rodada de pitacos e mudanças, o storyboard final vai para a equipe que cuida de captura de movimentos. Lá, atores interpretam da melhor maneira possível os Fatalities - sem cortar braço, perna ou outras partes de ninguém, claro.
Esses dados de gravação então são enviados aos programadores, que cuidam de aplicar os visuais dos personagens e programar as animações dos Fatalities, com todos os seus efeitos especiais e ângulos diferentes de câmera.
Com tudo isso feito, é só colocar no game e esperar que os jogadores descubram por conta própria as diversas e terríveis maneiras de aniquilar o oponente nos 'kombates' mortais.
Antigamente, o processo todo acontecia perto do final do desenvolvimento do game, mas no "Mortal Kombat" de 2011 os Fatalities foram um dos primeiros conteúdos criados, justamente para ter mais tempo polindo eles.
É de se imaginar que "Mortal Kombat X" siga o mesmo caminho, visto que logo os primeiros trailers dele já mostram alguns dos novos movimentos de finalização do game que sai só em 2015 para PlayStation 4, Xbox One, PS3, X360 e PC.
Ficou curioso para ver o resultado final deste rascunho do Fatality do Scorpion? Confira no vídeo abaixo, é logo o primeiro Fatality que aparece:


Texto do Cláudio Prandoni que eu vi lá no UOL Games

Nenhum comentário:

Postar um comentário